Camélias



 
 
As Camélia estão entre as flores mais utilizadas em arranjos florais relacionados às tradições e filosofias orientais.

Algumas espécies deste género pertenciam ao género Thea, mas este epíteto foi sinonimizado com Camellia quando se observou que as Camellia e Thea não apresentavam qualquer diferença significativa entre si. Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim ‘chá’ (
椿).

Devido a exuberância de suas flores, serviu de inspiração para a criação do romance ‘A Dama das Camélias’, livro de Alexandre Dumas Filho. A arte de criar arranjos florais tipo ikebana faz muito uso das folhas e flores da camélia.

A espécie Camellia sinensis, dá origem aos diversos chás, que variam de acordo com o tipo de cultivo, coleta, preparo e armazenamento das folhas. O chá branco é feito com a planta menos processada, conservando suas propriedades, como as substâncias antioxidantes. Assim como o chá verde, o chá branco é rico em polifenóis, em bioflavonóides e em catequinas. Contém também ácido fólico, potássio, manganês e vitaminas C, K, B1 e B2 e também acelera o metabolismo ajudando a eliminar gordura corporal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos