"A arte é uma forma de existir". Li numa revista esta frase e é verdade. Normalmente vê-se a arte como qualquer coisa que serve para entreter. Como forma de ocupar os tempos livres...mas não será assim. E comecei a pensar nesta frase que me chamou a atenção e penso que a arte ensina-nos o que está "entre", ou seja, faz-nos viver o momento em que não estamos num sitio nem no outro, pode dizer-se que estamos no "entretanto". Muitas vezes olhamos a arte como algo estranho. Muitas vezes olhamos e não vemos, nem achamos nem bonito nem feio, não gostamos mesmo sem saber porquê...e é isso que nos dá a arte. Uma forma de sentirmos, de nos vermos por dentro. É nesta forma de sentir que nos encontramos com o silêncio. O nosso silêncio. E é neste silêncio que podemos descobrir na arte o que ela nos oferece e o que nós somos numa simbiose subjectiva. É no silêncio que a mente está no seu estado puro e que nos transmite uma quietude interna única. Deste modo ...
Obrigada pelo "momento dobrado" e o incentivo que vc me ofereceu ao visitar meu espaço. Abraços Eliana
ResponderEliminarOlá Albertina!
ResponderEliminarApesar de estar de férias, em Turim,Itália, aproveitei para visitar o teu blog, e dizer-te que comprei aqui um livro de Origami. Não conheço os autores deste livro, apesar de já ter um livro de Origami da mesma Editora. Mas está a ser fantástico, e claro que o vício de dobrar não foi de férias.....
Beijinhos,
Manuela
Olá Albertina!
ResponderEliminarContinuo em férias, e no Hotel onde estamos encontrei um casal (Brasileiro/Espanhola), e um deles gosta de Origami. Então estamos aqui na net, e estou a dar a conhecer o teu blog, o trabalho que desenvolves tendo como base o Origami, e claro que dei a conhecer também o site do Fernando Nascimento e do Joaquim Tondela, por ser os únicos que tenho memorizados. Já lhes disse que através do teu blog, terão acesso a muitos outros, porque neste "mundo" do Origami, não existem limites e não dá para comparar trabalhos e dizer que uns são melhores que outros. Todos são diferentes e complementam-se.
E o que é fundamental é a partilha e a divulgação desta arte no mundo inteiro.Estou falando para eles, dos Nossos Encontros dos Amigos de Origami, e por isso não podia esquecer-me de divulgar o blog da Marta Figueroa no Porto/Portugal. Agora vamos passear e conhecer mais um pouco outras localidades.....Beijinhos de todos nós.
Oi. Passei aqui para agredecer o seu comentário e avisar que linkei o seu blog no meu. Abraço, Leandro.
ResponderEliminarGosto muito de ver trabalhos feitos em Origami, mas não tenho paciência para esta arte. Mas, uma amiga, falou-me do seu filme de animação, com personagens todos feitos com peças de origami, utilizando a técnica frame a frame. Fiquei curiosa em ver.... e ela disse-me que podia ver o filme no teu blog e forneceu-me todas as indicações para lá chegar (Arquivo de 2008). Fiquei encantada.... deslumbrada... porque vocês tiveram muito trabalho em fazer tudo aquilo ao pormenor, e todos conseguem reconhecer esta história/fábula, em qualquer parte do mundo! As imagens que se podem ver, dá perfeitamente para cada observador recontar a história à sua maneira.......!
ResponderEliminarParabéns pelo belo trabalho que fizeram em conjunto.
Uma coisa só: Estive a ver o filme mais de 10 vezes. E cada vez que analisava, dava mais atenção a um ou outro pormenor que me escapava e por isso dou muito valor e felecito-vos por esta extraordinária ideia, que vocês colocaram em prática. Estive a ver as fotos que vocês tiravam ao longo do vosso workshop, como se fosse um trabalho de "bastidores". Estão lindas!
Ao ler o comentário anterior da Paula Neves, fiquei curiosa e foi procurar o filme de animação.
ResponderEliminarEstá muito bonito, deve ter sido muito trabalhoso devido à técnica utilizada (frame a frame), está simples, muito bem estruturado, com princípio meio e fim.... está um belo trabalho.
Também gostei do filme de animação. Muito bem elaborado, as figuras foram muito bem escolhidas. Fiquei curioso com os comentários anteriores e fui procurar.
ResponderEliminarParabéns por este blog!
Didita,encantado com este espaço. Continua minha amiga a revelar as tuas qualidades. Beijinhos daqui do cantinho lusitano.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarAinda estou continuando a ver o teu blog, e percorrendo alguns títulos, acabei por ler estes comentários e despertou-me a curiosidade de ver o tal filme de animação. Fiquei intrigada por saber que utilizava o Origami!
Estou de boca aberta.... porque o filme está muito bem feito. Eu sou professora de EVT, e num dos temas do programa, é sobre Imagens em Movimento. E este filme representa muito bem, como se pode animar um objecto inanimado!
O site do Origami Club, também dá umas ideias sobre animação de imagens. Que maravilha! Estou muito grata a si, por esta ajuda indirecta que poderá servir para todos que buscam ideias que funcionem pedagogica e ludicamente.
Oi!
ResponderEliminarO vosso filme de animação está bacana mesmo! Uma ideia muito engraçada para fazer com Origami! As crianças devem adorar ver o filme e depois nada mais natural, fazer um dos bichinhos que fazem parte do filme, ou até mesmo outro qualquer que viva numa floresta! Eu adoro fazer Origami, mas ainda estou muito iniciada. Mas adorei ver o filme, e as personagens são bem simples. Podemos encontrar maior parte delas no site do Origami Club (um dos meus preferidos, pela pouca prática e porque o autor explica e exemplifica muito bem).