quinta-feira, 2 de abril de 2009

O zôri e o Geta

ZORI em origami.





DOS ZORI ÀS HAVAINAS



Zôri

As sandálias zôri possuem solado plano e não têm plataformas. São de palha e de madeira envernizada, que podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres.
O calçado feito de palha é considerado o mais popular no dia-a-dia. É chamado de tatami zôri (zôri de palha) – sua superfície é feita de palha entrelaçada como nos conhecidos tatames das casas japonesas.
O zôri trabalhado é usado em ocasiões formais com o quimono. Essas sandálias com vinil são menos formais e são mais populares para o uso com o yukata (quimono leve) de verão.
Há ainda a confecção com detalhes brilhantes. Ao contrário do geta, o zôri possui uma parte acolchoada na região do calcanhar.Para os homens, as sandálias são mais quadradas e, para as mulheres, mais arredondadas.



GETA
O geta é um estilo de sandália japonesa tradicional, com sola de madeira lisa, hanao (tira) entre os dedos em “V”, e o solado fica sobre uma ou duas plataformas de madeira. Essas plataformas são chamadas de ha (dente), e a sola da sandália normalmente é retangular, com as tiras centralizadas. Assim, as sandálias são idênticas, não importando o lado dos pés. As tiras de alguns modelos cobrem os dedos, para protegê-los. Utilizado no dia-a-dia, tem cerca de 5 cm de altura e é chamado, às vezes, de ashida, ou de sandálias para a chuva, mais comumente usadas pelos homens. Os mais altos são utilizados, por exemplo, por sushimen, para manterem seus pés longe do contato com possíveis restos de peixes que caiam no chão ao preparar o sushi.

Ao longo de séculos, essas sandálias típicas acompanham os japoneses em seus trajes tradicionais até que um dia espiraram as Havainas que hoje são usadas no mundo inteiro, têm imensos desenhos e cores e todos gostamos.

Reportagem:

A Alpargatas, empresa que fabrica as Havaianas, chegou no Brasil em 1907, produzindo um calçado de mesmo nome que era usado por trabalhadores da colheita de café. O modelo de Havaianas foi desenvolvido em 1962, baseado numa sandália japonesa chamada Zori e em 1965 já eram vendidas 1.000 unidades por dia em pequenas lojas. No final da década 60, começaram a surgir inúmeras imitações da sandália, então, uma grande campanha de marketing com Chico Anysio foi lançada ao ar com um slogan defendendo a originalidade das sandálias: “As Legítimas”.
Mesmo assim as Havaianas ainda eram mais usadas pelas classes C e B da população. Então em 1994 eles lançaram as Havaianas Top, sempre com uma cor apenas no calçado e na tirinha e bombardearam a mídia para alcançar as classes mais ricas. Não é preciso dizer que deu muito certo né?
De 1994 até 2000 foi um lançamento atrás do outro, sempre seguido de propagandas que colocavam as Havaianas como um produto fashion, o que acabou fazendo muitas modelos e atores serem flagrados usando as sandálias, o que só aumentou a popularidade delas.
Hoje em dia elas são exportadas para o mundo todo, faz parte do circutio fashion brasileiro e mundial e encabeça a imagem do Brasil no exterior. Beleza de história não?


Para ler:

Havaianas

Cultura Japonesa

2 comentários:

  1. Olá Albertina!!!
    Como vai?
    Que surpresa receber um selinho!
    Muito obrigada pelo carinho!!!
    Seja sempre mto bem-vinda!
    Agr falando sobre seu blog, seus trabalhos... cada mimo!!!
    Amei esse Zoori, mto fofo!!!
    Parabéns pelas matérias que disponibiliza!

    Obrigada de coração!!!

    Vou adicionar seu blog tá?

    Bjossssss

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  2. Improved nutrition
    As you get older, your body does not always saved, and you may face
    Conditions such as cardiovascular disease and diabetes, which is the necessary deposit on your
    Memory like. Just as stress these conditions will ensure that.

    http://womenhealth365.org/cogniq/

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