domingo, 16 de agosto de 2009

Mostra - Senhor Insecto

A UFSC, em parceria com o SESC, está realizando em Florianópolis na Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho a mostra SESCiência Senhor inseto, muito prazer! A Mostra estará patente até dia 26 de Agosto.
O objetivo desta exposição é ensinar de uma maneira prazeirosa como vivem os insetos, mostrado por outros ângulos. De acordo com a funcionária do SESC e os alunos da UFSC,os visitantes passam a enxergar os insetos com um novo olhar.
Monitores/alunos envolvidos mostram e explicam um pouco sobre o que diz respeito a vida dos insetos.
No final realizam um Jogo da memória para testar o que foi aprendido.
Os alunos que visitam a exposição são também convidados a fazer uma dobradura de papel - arte do Origami.

Deixo aqui o registo fotográfico de alguns momentos.










Criatividade.






Veja mais fotos aqui

9 comentários:

  1. Anónimo16:19

    Olá!
    Que linda e extraordinária experiência da qual participaste! Estou encantada em saber da tua evolução, de como A Arte do Origami, pode estar associada e interligada nas várias temáticas enriquecedoras para primorar os conhecimentos adquiridos. A exposição está maravilhosa! Adorei ver as cigarras bem coloridas para alegrar qualquer jardim, assim como os gafanhotos, borboletas, moscas, etc. Os meus sinceros parabéns pelo sucesso do resultado do teu trabalho, mas de certeza que, por detrás de tudo que nos mostras, exigiu muita preparação, investigação.....e noites mal dormidas......mas só assim é possível fazer um bom trabalho, com dedicação, empenho, responsabilidade. Oxalá que todos os participantes tenham usufruído de todos os ensinamentos aprendidos.
    Obrigada por dares a conhecer o trabalho que desenvolves nas várias parcerias da área da educação.

    ResponderEliminar
  2. Lénia19:51

    Que bacana é o teu trabalho! És incrível nos trabalhos que fazes! Deu para perceber, percorrendo a evolução do teu blog. E ainda não vi tudo!!!! Falaram-me que pode ser visto aqui, um filme de animação feito com dobragens de papel. Mas ainda não encontrei, porque estou vendo os teus trabalhos de frente para trás.
    parabéns

    ResponderEliminar
  3. Marta08:53

    Gostei muito de ver as fotos deste trabalho que desenvolveste nesta escola, e subornidado aos insectos. No teu blog, constato, que gostas de divulgar esta arte de dobrar papel e conhecido pelo mundo inteiro - ORIGAMI - e que pode ser aplicado em várias áreas do ensino, em temáticas diferentes, e para todas as idades. Tudo depende, dos objectivos a atingir, enquadrando sempre no tema especifício que se pretende desenvolver.
    Parabéns pela tua coragem, esforço, aplicação, determinação, persistência, e por acreditares em ti própria.

    ResponderEliminar
  4. Eva de Lima07:10

    Este trabalho, está muito bem elaborado - Mostra SESCiência Senhor Insecto, muito prazer! E os alunos estão muito receptivos por aprenderem de uma outra forma, complementando outros ensinamentos. Muitos parabéns para a autora deste projecto em parceria com a Biblioteca.

    ResponderEliminar
  5. Joaquim07:21

    Olá!
    Parabéns por mais um trabalho na área da educação, com a aplicação do Origami, para complementar esta temática. Fazer um animal com a técnica do Origami, é essencialmente "aguçar" a nossa observação em primeiro lugar e extrair as principais características desse animal e reproduzi-lo numa dobradura..... é simples.... e no final... iremos encontrar muitas semelhanças entre a nossa dobradura e o animal que previamente observamos.
    As cigarras estão lindas, muito coloridas e alegres! São cigarras vaidosas.....

    ResponderEliminar
  6. Luciana08:28

    Olá!
    Vim novamente visitar o seu blog, porque fiquei muito interessada por este trabalho relacionado com os insectos. Eu sou uma iniciante na arte do Origami, e como este tema é do meu interesse explorá-lo, lá fui eu ao site: http://www.origami-club.com/
    É um bom site, com vários temas e estive a ler sobre o autor: Fumiaki Shingu. Para iniciantes é muito bom, e saber que é um site japonês...... com uma boa leitura, para além de ter os diagramas animados.
    Muito obrigada pela indicação no seu blog deste site. É importante irmos às fontes.....
    Quero felecitar-lhe pela sua participação nesta Mostra sobre a vida dos insectos. As fotos documentam muito bem o seu trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Rita Mendes14:04

    As cigarras estão lindas e adoráveis. Parece que passaram o dia todo a cantar!!! Depois queixam-se do inverno rigoroso!!!!
    Na verdade está um belo trabalho! A última foto está jóia, mesmo!

    ResponderEliminar
  8. Rita Mendes16:18

    Ena! Tive necessidade de voltar aqui, para ver melhor este tema, e deparo agora com uma maravilhosa galeria de fotos. Era mesmo isto que eu precisava, porque no próximo ano, vou trabalhar num projecto relacionado com insectos.
    Obrigada pela ajuda e pela ideia dos bichinhos que podem ser feitos.

    ResponderEliminar
  9. Manuela12:11

    Olá Albertina!
    Reparei que colocastes mais fotos desta experiência vivida na Biblioteca inserida na "Mostra - Senhor Insecto". As cigarras foram os insectos favoritos das crianças, mas também fizeram outros bichos, como já está descrito noutros comentários. è engraçado observar as crianças colocarem os insectos nas suas mãos e observarem com atenção as suas características. Desta vez, vi umas borboletas muito bonitas, e muito bem pintadas com imaginação, pela Kika..... e a fazer companhia à lagarta. Até a lagarta passou-lhe por cima, como se fosse possível de fosse uma borboleta de verdade!

    ResponderEliminar