Pterodáctilo








O pterodáctilo ou pterodátilo ("dedo alado") é um pterossauro que viveu no fim do Jurássico, entre 150 e 140 milhões de anos atrás, na Europa. Pesava de 4 a 8 kg. Carnívoro, alimentava-se de peixes e pequenos animais; acredita-se que os mais jovens comiam insetos. Sua envergadura, pequena entre os pterossauros, era de cerca de 1 m.
Como todos eles, possuía asas formadas por uma membrana de pele e músculos que se estendia do quarto dedo da mão (mais alongado) até as pernas - eis a razão de seu nome. O crânio do pterodáctilo era longo, reto e fino, com cerca de 90 dentes na boca que ajudavam a pescar. Sobre a cabeça, uma pequena crista composta por tecidos moles, cuja função devia ser sexual.
Os filhotes de pterodáctilo mudavam consideravelmente conforme a idade, passando por estágios de crescimento bem definidos. Fósseis mostram ciclos de crescimento anuais, o que significa que os pterodáctilos se reproduziam sazonalmente - padrão também visto nos crocodilos modernos.
Nomeado em 1809 pelo naturalista francês Georges Cuvier, foi a primeira espécie de pterossauro e o primeiro animal a ser identificado como um réptil voador. Até ser definido como tal, chegou-se a pensar que fosse algo entre um morcego e um pássaro, ou mesmo uma criatura marinha. Hoje, é conhecido por mais de 30 esqueletos fósseis, muitos deles completos, e a maioria de juvenis, encontrados na Alemanha.
https://aminoapps.com/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos