sábado, 26 de agosto de 2017

Origami - Porquê ensinar...


Há uns anos,num dos meus momentos de leitura li o seguinte:

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente dos seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de tanta beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: ME AJUDA A OLHAR!(Eduardo Galeano)

Lendo estas palavras e tendo na mão algo para ensinar a quem não conhecia parti para o ensino do origami dentro daquilo que eu sabia e poderia passar.Coisas simples.
Ensinar a olhar o origami como uma ferramenta de trabalho para educadores, profissionais de lazer, pais e outros profissionais e simplesmente pessoas que querem aprender. Desde 2008 que em Florianópolis e Santa Catarina...tento ...

Encontro pessoas que nunca ouviram falar em origami e hoje usam o origami no seu trabalho, no seu lazer...até no seu dia a dia.
Encontro crianças que nem sequer sabem dobrar direito um papel, crianças em idade escolar, mas que superaram essa dificuldade.
Estive com pessoas que recordaram a sua infância e ficaram felizes ao construir de novo o Barco, o avião, o pião...etc...e tive pessoas que depois de participarem nas oficinas me dizem que se sentem mais confiantes em fazer o que têm de fazer na vida, que sentem que são capazes...e tive muitos outros que simplesmente já sabiam fazer origami mas que aprenderam e ensinaram, partilharam o dobrar, a alegria, a partilha, a ajuda ao grupo...etc

Sinto que as pessoas gostam, aprendem e utilizam. E o que eu sinto é que mais que uma mera passadora de algo que eu conhecia...ensinei as pessoas a olhar o origami de uma forma diferente.

E hoje estou feliz por isso.

Albertina Fonseca

2 comentários:

  1. Também fico feliz.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:17

    Oi Amiga,

    Hoje estou aqui... a matar saudades de ti, das nossas partilhas e desejos comuns. Li e reli com atenção o que transcreveste da tua experiência ao longo destes últimos anos e resultados obtidos pela tua disponibilidade gratuita na transmissão de sentimentos, valores, conhecimento, emoções, recordações, e muito mais. Li com muita emoção este texto e conheço-te o suficiente para saber que a entrega é total e que o Origami é tudo aquilo que fazes e consegues transmitir a cada pessoa a seu jeito, para cada um extrair dessa aprendizagem o que melhor se adapta a cada um..... transportando para a vida pessoal da melhor foram positiva.

    A tua dedicação ao Origami, tem sido lúdica, pedagógica, prazerosa e muita paixão acima de tudo.

    Estou muito contente pela forma diferente que partilhas o Origami com as pessoas mostrando um outro olhar...... eu também estou feliz por ti.

    Muitas saudades,

    ResponderEliminar