Origami - Porquê ensinar...


Há uns anos,num dos meus momentos de leitura li o seguinte:

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente dos seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de tanta beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: ME AJUDA A OLHAR!(Eduardo Galeano)

Lendo estas palavras e tendo na mão algo para ensinar a quem não conhecia parti para o ensino do origami dentro daquilo que eu sabia e poderia passar.Coisas simples.
Ensinar a olhar o origami como uma ferramenta de trabalho para educadores, profissionais de lazer, pais e outros profissionais e simplesmente pessoas que querem aprender. Desde 2008 que em Florianópolis e Santa Catarina...tento ...

Encontro pessoas que nunca ouviram falar em origami e hoje usam o origami no seu trabalho, no seu lazer...até no seu dia a dia.
Encontro crianças que nem sequer sabem dobrar direito um papel, crianças em idade escolar, mas que superaram essa dificuldade.
Estive com pessoas que recordaram a sua infância e ficaram felizes ao construir de novo o Barco, o avião, o pião...etc...e tive pessoas que depois de participarem nas oficinas me dizem que se sentem mais confiantes em fazer o que têm de fazer na vida, que sentem que são capazes...e tive muitos outros que simplesmente já sabiam fazer origami mas que aprenderam e ensinaram, partilharam o dobrar, a alegria, a partilha, a ajuda ao grupo...etc

Sinto que as pessoas gostam, aprendem e utilizam. E o que eu sinto é que mais que uma mera passadora de algo que eu conhecia...ensinei as pessoas a olhar o origami de uma forma diferente.

E hoje estou feliz por isso.

Albertina Fonseca

Comentários

  1. Oi Amiga,

    Hoje estou aqui... a matar saudades de ti, das nossas partilhas e desejos comuns. Li e reli com atenção o que transcreveste da tua experiência ao longo destes últimos anos e resultados obtidos pela tua disponibilidade gratuita na transmissão de sentimentos, valores, conhecimento, emoções, recordações, e muito mais. Li com muita emoção este texto e conheço-te o suficiente para saber que a entrega é total e que o Origami é tudo aquilo que fazes e consegues transmitir a cada pessoa a seu jeito, para cada um extrair dessa aprendizagem o que melhor se adapta a cada um..... transportando para a vida pessoal da melhor foram positiva.

    A tua dedicação ao Origami, tem sido lúdica, pedagógica, prazerosa e muita paixão acima de tudo.

    Estou muito contente pela forma diferente que partilhas o Origami com as pessoas mostrando um outro olhar...... eu também estou feliz por ti.

    Muitas saudades,

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos