domingo, 3 de outubro de 2010

História de Superação

O Márcio

Hoje venho aqui deixar um testemunho de superação que vivenciei durante as oficinas que dei em Criciúma . O Márcio, um jovem que participou das oficinas, formado em Educação Física, no primeiro dia disse-me: professora (assim me chamam carinhosamente), eu não sei dobrar um papel, nunca consegui fazer um avião, um barco e nem o chapéu de papel. Não consigo unir o papel, nem dobrar direito. Eu ouvi o Márcio e disse-lhe: vais conseguir sim, é só ter força de vontade. O que é certo é que no primeiro dia eu verifiquei realmente que o Márcio tinha sérias dificuldades. Com calma e paciência fui ensinando, dizendo como ele tinha de fazer, segurar o papel, o dobrar...como tinha de fazer...às vezes ele desanimava e eu ria e dizia: Márcio já está muito melhor...ele ria e dizia "üma porcaria"ou coisa pior... disse ele um dia. E durante dois dias, terça e quarta feira, eu fui ensinando o Márcio e os outros monitores e... ele foi fazendo.O que é certo é que ele aprendeu e mais, na sexta feira o Márcio passou de aprendiz que não sabia dobrar um papel para monitor numa oficina dirigida a educadores. Com ordem do Márcio eu deixo aqui algumas fotos e o v ideo de depoiemnto dele para que todos pensem e acreditem que somos capazes de fazer tudo o que nos propomos fazer. O esforço do Márcio, a sua presistência e vontade de aprender e fazer foi o que levou o Márcio a sorrir de alegria...e no fundo todos nós e no fundo, no fundo, eu sinto-me orgulhosa de ter tido um aluno tão esforçado...ficam as fotos e os vídeos como testemunho.
Acredito que hoje o Márcio é uma pessoa mais feliz e realizada.

Primeiro dia

O grupo...e o Márcio diria eu ... tristinho! Todos os lugares serviam para o Márcio dobrar :)

O Vídeo

Márcio a ensinar



Depoimento do Márcio

3 comentários:

  1. A prova de que querer é poder! Interessante essa experiência de aprendizagem! Parabéns aos dois: ao formando e à formadora!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos dois! Os sorrisos da última foto falam muito.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Manuela11:50

    Olá Albertina!
    Regressei de férias, que foram maravilhosas, com energia para enfrentar mais um novo ciclo de trabalho e cheia de optimismo por tempos melhores!!!!!
    Lendo esta experiência com especial destaque para o Márcio, é surpreendente! Isso foi possível, porque o Márcio também estava disposto a aprender e a vencer essa dificuldade e claro que também é necessário ter persistência e não desistir à primeira dificuldade. A prática do Origami, dá-nos ensinamentos para outros campos da nossa vida diária que não nos apercebemos disso... da pontencialidade que o Origami tem sobre nós. Parabéns para o Márcio, para ti também, porque o apoiaste com o teu entusiasmo e a tua paciência, e também para os restantes membros do grupo. O Vosso Projecto é LINDO! E tem trazido frutos maravilhosos. Estou muito orgulhosa de ti.

    Um abraço de muito afecto,
    Manuela

    ResponderEliminar