História de Superação

O Márcio

Hoje venho aqui deixar um testemunho de superação que vivenciei durante as oficinas que dei em Criciúma . O Márcio, um jovem que participou das oficinas, formado em Educação Física, no primeiro dia disse-me: professora (assim me chamam carinhosamente), eu não sei dobrar um papel, nunca consegui fazer um avião, um barco e nem o chapéu de papel. Não consigo unir o papel, nem dobrar direito. Eu ouvi o Márcio e disse-lhe: vais conseguir sim, é só ter força de vontade. O que é certo é que no primeiro dia eu verifiquei realmente que o Márcio tinha sérias dificuldades. Com calma e paciência fui ensinando, dizendo como ele tinha de fazer, segurar o papel, o dobrar...como tinha de fazer...às vezes ele desanimava e eu ria e dizia: Márcio já está muito melhor...ele ria e dizia "üma porcaria"ou coisa pior... disse ele um dia. E durante dois dias, terça e quarta feira, eu fui ensinando o Márcio e os outros monitores e... ele foi fazendo.O que é certo é que ele aprendeu e mais, na sexta feira o Márcio passou de aprendiz que não sabia dobrar um papel para monitor numa oficina dirigida a educadores. Com ordem do Márcio eu deixo aqui algumas fotos e o v ideo de depoiemnto dele para que todos pensem e acreditem que somos capazes de fazer tudo o que nos propomos fazer. O esforço do Márcio, a sua presistência e vontade de aprender e fazer foi o que levou o Márcio a sorrir de alegria...e no fundo todos nós e no fundo, no fundo, eu sinto-me orgulhosa de ter tido um aluno tão esforçado...ficam as fotos e os vídeos como testemunho.
Acredito que hoje o Márcio é uma pessoa mais feliz e realizada.

Primeiro dia

O grupo...e o Márcio diria eu ... tristinho! Todos os lugares serviam para o Márcio dobrar :)

O Vídeo

Márcio a ensinar



Depoimento do Márcio

Comentários

  1. A prova de que querer é poder! Interessante essa experiência de aprendizagem! Parabéns aos dois: ao formando e à formadora!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos dois! Os sorrisos da última foto falam muito.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Albertina!
    Regressei de férias, que foram maravilhosas, com energia para enfrentar mais um novo ciclo de trabalho e cheia de optimismo por tempos melhores!!!!!
    Lendo esta experiência com especial destaque para o Márcio, é surpreendente! Isso foi possível, porque o Márcio também estava disposto a aprender e a vencer essa dificuldade e claro que também é necessário ter persistência e não desistir à primeira dificuldade. A prática do Origami, dá-nos ensinamentos para outros campos da nossa vida diária que não nos apercebemos disso... da pontencialidade que o Origami tem sobre nós. Parabéns para o Márcio, para ti também, porque o apoiaste com o teu entusiasmo e a tua paciência, e também para os restantes membros do grupo. O Vosso Projecto é LINDO! E tem trazido frutos maravilhosos. Estou muito orgulhosa de ti.

    Um abraço de muito afecto,
    Manuela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos