Cortina em origami com peixes

Vejam o efeito que um origami simples, o peixe dourado, faz numa cortina.
Um belo dia na Videoteca onde eu trabalhava em Lisboa - Portugal, a Manuela Martins disse que gostaria de fazer uma cortina com o peixinho dourado e voilà...eu disse: vamos a isso amiga.
Primeiro arranjámos uma régua de madeira numa serralharia em Alcãntara,depois fomos a outra pedir para fazer uns furinhos no lugar certo, com a distância pré-determinada...nem queiram saber a cara que os homens faziam a olhar para nós...achavam-nos meio doidas...mas foram muito simpáticos e fizeram tudo na perfeição... e aí vamos nós para as dobras. Não sei quanto tempo ficámos a dobrar peixinhos...mas eles foram surgindo...para testar se funcionava fizemos um móbile de teste, aqui está a foto:

Depois começámos a colocar os peixinhos conforme as cores para ver como ficariam melhor, aí está, decidimos colocar as cores na diagonal:

E começámos:

E fomos colocando peixinhos e contas:

E vejam a minha querida amiga, colega e impulsionadora de cada vez mais eu gostar do Origami a Manuela Martins que eu carinhosamente chamo de Manelita
E depois de algumas horas, mais precisamente 5 horas, imaginem...o resultado:



E no fim uma foto das artistas ahahahahah!!!!até dispensei os óculos!

Manelita bons desafios...umas belas tardes que se estendiam até à noite e muita coisa linda fizemos...até breve amiga!!!um dia destes vou-te visitar!
O diagrama do peixinho todos já devem conhecer mas deixo aqui para vocês:

Comentários

  1. Oi!
    Um fantástico trabalho! Gostei muito, está LINDO!!!!!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Didita , ficou lindaaaaa a cortina de peixinhossss !! adoreiii florzinha =)
    beijokas coloridas
    jaqueline
    http://amordobrado.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Albertina!

    Que linda surpresa, ver neste teu "cantinho", o resultado do nosso trabalho. Tens tudo memorizado ao promenor e com explicações detalhadas de todo o processo. Foi muito engraçado, as peripécias vividas para arranjar a ripa de madeira, calcular a distância para fazer os furitos e por fim....., conseguir numa casa própria um berbequim manual para fazer os furitos. Mas o mais "curtido"..... foi fazer os peixinhos, escolher as cores, a disposição deles, fizemos várias tentativas, até que achámos que a melhor seria em diagonal. Quisemos também arranjar as missangas em vários tons de azul, de forma a preencher a distância entre eles, mas como não conseguimos a quantidade suficiente.... acabou por ser utilizado essas "perles" de vários tons de azul....

    Trabalhar contigo, foi um grande e enorme prazer!

    Sabes uma coisa? A cortina destes peixinhos, ainda está na Videoteca Municipal de Lisboa. Tem sido uma boa exemplificação, para mostrar como pode ser realizado um trabalho colectivo, numa turma, para os professores fazerem com os seus alunos, e assim decorar a sala de aula.

    Muito obrigada por dares a conhecer o nosso trabalho. O Profº. Joaquim Tondela, tem vários trabalhos executados com esta disposição, utilizando borboletas, estrelas, corações, cubos, entre outros, muito bonitos. Ele fez uma exposição no Centro de Turismo de Santarém, com trabalhos muito lindos e com uma bonita disposição temática e muita harmonia nas cores. Para quem quiser consultar o site dele..... basta procurar nos teus links favoritos do lado direito.

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Este trabalho está muito bonito. Muito simples, mas muito bem conseguido. Eu sou uma das pessoas que conheço o trabalho do Prof. Joaquim Tondela, já estive em workshops com ele, já visitei exposições de trabalhos dele, inclusivé montras decoradas por ele com trabalhos de Origami.
    Gostei muito de ler o comentário anterior, pois penso que seja de uma pessoa que também já teve o prazer de conviver com ele.
    Muitas felecidades para o seu trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!

    Lindo trabalho visual, com esta cortina de peixes. Ontem tive necessidade de ir ao google e pesquisar o site da "Chave Mágica", porque foi um dos primeiros que conheci, queria confirmar se ainda existe e porque tem informação muito importante e saber se houve alguma alteração desde há alguns anos a esta parte. Logo a seguir a alguns links deste site... despertou a minha atenção algo que me fez encontrar este blog.
    Está maravilhoso..... parabéns pelo excelente trabalho que é feito aqui, e pela divulgação que é feita no lado direito com os seus links preferidos. Gostei de ver também o site do Carlos Gênova, também tem um móbile muito bonito e trabalhos extraordinários. Tem uma listagem de livros da sua autoria, e que eu pessoalmente possuo na minha querida biblioteca quase todos.

    Desejo as maiores felecidades para o vosso novo espaço para os encontros de origami continuarem.

    ResponderEliminar
  6. Great work!
    Its Beautiful!

    ResponderEliminar
  7. Very Beautiful!
    Congratulations

    ResponderEliminar
  8. Oiii!
    Tudo bom?
    Acabei de criar um blog, sobre origami, e está rolando um sorteio de inauguração!
    Se você quiser participar dá uma passadinha lá por favor!
    origami-gami.blogspot.com
    Ah! Já estou te seguindo! :D
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Oi
    Sei fazer isso ja fiz muitos.
    É muito facil para mim.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos