Semana Pop da Cultura Japonesa na UFSC

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2009, 15h35
Universidade sedia evento sobre cultura pop Japonesa
Entre os dias 18 e 23 de agosto será realizada a Semana da Cultura Pop Japonesa no campus da UFSC em Florianópolis. O evento conta com uma vasta programação gratuita para os amantes dos costumes orientais, como a exibição do tradicional filme de samurai Yamazakura, sessões de animês e demonstrações da arte marcial Tai-Chi-Chuan. Entre as principais atividades estão as exposições "Armaduras, Arcos e Elmos" e ?Hinamatsuri e Dia das Crianças". Esta última mostra como é o ritual do Dia das Crianças, que na cultura japonesa é dedicado aos meninos, e a festa típica Hinamatsuri, conhecida como Festival de Bonecas. O evento também traz as tradicionais cerimônias de chá, demonstrações de como vestir Kimono e palestras com temas diversos como ?Mitos e Lendas dos Guerreiros Japoneses? e ?Moda e Comportamento dos Jovens de Harajuku?, uma região de Tokyo que reúne jovens conhecidos pela excentricidade de suas roupas. Os workshops de origami básico e avançado, Mangá e Cosplay são as únicas atividades cobradas, com o valor de R$10. A matrícula deve ser feita antecipadamente na sede da Associação Nipo-Catarinense, na Avenida Hercílio Luz, ou na hora dos cursos, se ainda houver vagas. Escolas podem agendar visitas à exposição através dos telefones (48) XX89-2219, com Albertina Fonseca, ou (48) XX08-9500, com Hisae Y Kaneoya. Após o passeio os alunos assistem a um filme japonês e participam de uma aula de Origami temático. A abertura da semana terá shows do Grupo de Taiko da Associação Nipo-Catarinense e da cantora lírica japonesa Masami Ganev. A cerimônia acontece às 18h30min da terça-feira, 18 de agosto, no hall da Reitoria. Logo após, às 20h, no auditório da Reitoria, a orquestra escola da Fundação Cultural Franklin Cascaes se apresenta. O evento é organizado pela Associação Nipo-Catarinense e pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) UFSC. Confira a programação completa da Semana da Cultura Pop Japonesa no site www.nipocatarinense.org.br ou www.secarte.ufsc.br Saiba mais sobre o evento pelo telefone 48 3224-4982, com Elidio Yocikazu Sinzato. Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fonte: Agecom

Veja a reportagem no site da RBS

Visita à exposição e Workshop











Palestra - Aplicações do Origami





Veja mais fotos aqui

Comentários

  1. Olá Albertina!
    Estou muito orgulhosa de ti, por teres aceite este convite e pela tua participação nas actividades integradas na Semana Pop da Cultura Japonesa na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. A palestra está formidável e a exposição também. Tiveste o cuidado de informar vários aspectos que estiveram presentes. Estás de parabéns. É importante a realização destas actividades para dar a conhecer a riqueza da cultura japonesa e transmitindo-a à geração seguinte.
    Neste momento não consegui ver a reportagem na íntegra, com grande pena minha.

    ResponderEliminar
  2. (¨`•.•´¨) Passei para
    .`•.¸(¨`•.•´¨) admirar
    .....×`•.¸.•´seus origamis e
    .....(¨`•.•´¨)
    .....×`•.¸.´desejar
    (¨`•.•´¨) uma semana
    .`•.¸(¨`•.•´¨) de paz
    .....×.`•.¸.•´ e luz.
    ....× (¨`•.•´¨)
    (¨`•.•´¨)¸.•´Um
    .`•.¸.•´ grande beijo!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Gostei muito de saber que em Florianópolis, foi realizado esta Semana Pop da Cultura Japonesa na UFSC. A reportagem está 5 estrelas! O repórter faz uma abordagem sumária dos vários temas que estarão presentes durante a exposição, divulgando que os mesmos poderão ser experimentados pelo público. E claro, que não podia faltar os workshops de Origami, quer num nível mais básico e acessível a todos - com a tua orientação, quer num outro nível mais complexo, com a orientação do Jackson. Está adorável o "Divine Dragão" do origamista Satoshi Kamiya. Realmente o Jackson é fã de modelos bem complexos! E o repórter a pensar que um modelo daqueles é para ser ensinado assim..... a partir do nada.....para chegar ao nível dos modleos reproduzidos pelo Jackson..... tem algum tempo de treino, estudo, pesquisa, muito papel dobrado e jogado fora.

    ResponderEliminar
  4. Que semana incrível!!!!! Que bela participação e pelas informações e do que se pode ver pela reportagem, foi uma semana muito animada, muito representativa da cultura japonesa. Gostei de tudo, sem qualquer excepção. Estive a ler os dois textos informativos sobre o Festival das Bonecas "Hinamatsuri" e a Festa dedicada aos meninos. Gostei da sua intervenção na reportagem, assim como as outras que podem ser ouvidas e visionadas no teu blog no lado direito.
    Um bem haja para ti e para todos que partilham contigo a tua amizade.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Acabei de saber de uma amiga da sua participação na Semana Pop da Cultura Japonesa, e por isso passei por aqui, para felecitar-te uma vez mais, pelos teus trabalhos e participações em vários eventos que te são propostos e sempre com bastante êxito.
    O que será que vem a seguir?

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Mas que grande surpresa, saber da realização deste evento na UFSC em Florianópolis. Reconheci-te na reportagem e ao Jackson também. Que belos modelos ele levou para demonstrar que o origami é muito mais do que fazer modelos simples! Mas por algum "lado" temos que começar.... O dragão do Satoshi Kamiya está uma maravilha. Tanta dobra.... nossa! Pudera.... 17 horas!
    Parabéns pelo teu esforço e dedicação e amor a esta arte de transformar o papel em obras de arte, principalemte se não utilizar nem corte e cola. VERDADEIRAMENTE SURPREENDENTE!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Estou aqui para dar-te os parabéns. A reportagem está muito boa, todos puderam falar um pouco da intervenção que iam ter durante a Semana Cultural e Exposição. As fotos estão muitos boas, é pena serem poucas....
    Continuação de um bom trabalho pela frente!

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Mais uma vez, vim aqui espreitar para saber as novidades! É que estou fã pelo teu trabalho e sempre curiosa por conhecer em que projectos estás envolvida!
    Fiquei surpreendida com esta actividade! Aliás dá para perceber, ao ler os comentários de outras pessoas que admiram o que fazes. Eu por mim, adorei a reportagem e tudo o que envolveu para que esta actividade alcançasse o êxito desejado. Todos estão de parabéns. Deve-se dar continuidade a eventos desta natureza para dar a conhecer as raízes da cultura japonesa.

    ResponderEliminar
  9. Olá didita!
    Esqueci-me de fazer um reparo muito feliz!
    Há pouco quando entrei no teu blog.... reparei que estavam 11 on line!
    É muito bom saber que tens pessoas amigas, que gostam de saber de ti e gostam de comentar os teus trabalhos.

    ResponderEliminar
  10. Ah!
    Vou aproveitar para fazer um registo sobre esta actividade! Porque foi por causa de ver a REPORTAGEM do "BOM DIA SC" a respeito da Semana Pop da Cultura Japonesa na UFSC, que uma amiga que eu tenho no Brasil, me deu este endereço. Está fantástico, tudo. Adorei. Vou ficar fâ do seu blog, e virei espreitar mais vezes.......
    Parabéns! Todos os seus trabalhos anteriores estão fantásticos. Não só os seus trabalhos individuais, mas principalmente é de louvar... outros projectos em que está envolvida em parcerias com escolas, instituições, etc, e que divulgas aqui. É preciso ter vontade e muita criatividade para inserir o ORIGAMI em projectos didácticos e educativos. O origami pode receber vários "adjectivos", como por ex: brinquedo, passatempo, objecto cultural com função cultural muito grande, para além de ser um "acrescento" à formação intelectual das nossas crianças. Cabe a cada um de nós, difundi-la, fazê-la reviver, ensinar as suas técnicas e seus segredos às gerações futuras, eliminando assim a formação de crianças robotizadas, viradas APENAS para brinquedos electrónicos.

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Gostei muito do comentário anterior, reforça aquilo que eu penso também, e digo mais: Fazer ORIGAMI e compreender a simbologia e a interpretação dos desenhos é uma verdadeira escola de conhecimentos, onde as noções básicas da relação do ser humano com o seu meio vêm de uma maneira precisa e maravilhosa. A todo este processo construtivo soma-se uma série de combinações de física, geometria, biologia, matemática, astronomia e por aí adiante.....enfim, é indiscutível a forma pedagógica utilizada, por ser uma arte de várias aprendizagens, que nos fala diferentes linguagens.

    ResponderEliminar
  12. Olá Albertina!

    Foi uma óptima ideia colocares todas as fotos que registam os momentos altos desta Semana da Cultura Japonesa. Foi importante todos os presentes, ouvirem o depoimento da Elide, quando é falado os benefícios que o Origami pode trazer-nos como terapia. Tu própria já escreveste sobre isso em Fevereiro de 2008.
    Obrigada por partilhares com todos nós os teus bons momentos!

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Não me canso de admirar os teus trabalhos e os textos que escreve para completar "A importância do Origami no Desenvolvimento da Actividade Cerebral" que foi postado por si em Fevereiro de 2009. E concerteza que uma das senhoras que foi convidada para falar no decorrer da palestra, da sua experiência positiva com a aprendizagem do Origami, é a Elide, a mesma que a Didita se refere no seu texto. E eu já reparei que a Elide, é uma das participantes activas nos vossos encontros mensais. Eu estou por aqui, mas estou observando umas imagens.... juntando outras..... lendo aqui e ali.... resumindo: UM BOM TRABALHO.

    ResponderEliminar
  14. Estou de passagem por aqui, falaram-me desta Semana Pop da Cultura Japonesa na UFSC, tive pena, não ter tomado conhecimento, mas gostei de tudo, mas em particular do texto sobre "Hinamatsuri" e Dia das Crianças e das fotos que retratam essa cultura.
    Mas voltarei para apreciar com calma, o seu blog, porque tem temas fantásticos.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada a todos pelos vossos comentários carinhosos. Deixo aqui uma mensagem ao DANIEL SAN para e enviar o e-mail porque não consigo encontrar o que me deu na Palestra. Peço mil desculpas.

    Fico a aguardar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos