RosaKawasaki


"A rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos".

Há vários significados para a cor da Rosa e eu escolhi uma cor com o seguinte significado: Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade.
Uma rosa para todos o que visitarem o meu blog, com amizade.
Como podem ler no texto que tirei da Wikipédia, a Rosa é originária dos jardins asiáticos e, esta arte maravilhosa, o origami, também.
Deixo aqui as fotos da minha Rosa em tecido.





Texto sobre a Rosa:
A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). O cristianismo adotou a Rosa como o símbolo de Maria. De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antigüidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”. Todos os anos no mês de maio enfeitam-se os túmulos com rosas.

A Rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores), quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, se transformaram em espinhos e, assim, segundo o mito diz ter sido criada a Rosa.

A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo.

Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.

Segundo a tradição, cada cor de Rosa tem um significado, já na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz.

Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa. Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral.

Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.

Por Letícia de Castro
Colunista Brasil Escola

Comentários

  1. olá!
    Não consegui resistir a fazer hoje mesmo um comentário a esta rosa que ficou linda e maravilhosa!
    Gostei do texto que acompanha, donde extraíste informação complementar.E as cores escolhidas é a amizade e solidariedade que está sempre presente na tua atitude e postura que tens no teu dia a dia e com todos que convivem contigo.
    PARABÉNS

    ResponderEliminar
  2. linda,
    liiiiiiindaa!!!

    adorei!!

    parabéns!!

    bjbjs

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Belíssima!
    Eu acabei de aprender a dobrar essa rosa e ver a sua foi mais uma inspiração.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olha eu aqui tbm!

    Linda demais essa sua rosa!!!

    Perfeita!

    Bjossss

    ResponderEliminar
  5. Oi!
    Eu já aprendi a fazer esta rosa, mas você me deu uma inspiração para eu tentar também fazê-la com tecido.
    Está lindíssima e perfeita e o arranjo completa a sua beleza!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mas que linda Rosa!!!!! Está belíssima!
    PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  7. Está lindo, lindo... lindo...Adorei!
    Seus trabalhos são maravilhosos!

    ResponderEliminar
  8. Só te posso dizer que a rosa está LLLLIIIIINNNNNNDDDDDDAAAAAA!
    As tonalidades do tecido escolhidas foram óptimas! Significam a amizade e solidariedade entre o ser humano como pessoa que é, com sentimentos e alma!
    Visito o teu blogue várias vezes, mas hoje não resisti em escrever um post. Sou estudante, e estou em Inglaterra.... estou quase a regressar ao meu país...... Bye!

    ResponderEliminar
  9. Mas que maravilha que ficou esta rosa! LINDA! MARAVILHOSA!
    Parabéns pelos teus trabalhos expostos neste teu blog.
    Eu estou do outro lado do Atlântico! E de longe..... vou apreciando o desenvolvimento que tem tido o teu blog.
    Nós nos conhecemos nos Encontros de Origami em Lisboa. Estou devendo essa à Manuela, porque nunca mais foi possível ir á Videoteca, porque agora estou fora de Portugal, para terminar o meu doutoramento.

    ResponderEliminar
  10. Ola origamigos,

    Obrigada pelos vossos comentários. Podem acreditar que estou muito feliz por ter feito a Rosa em tecido. E como eu digo no meu texto Origami/vida : "Com a vida ou um quadrado de papel o que importa é levar em frente aquilo que nos propomos, mesmo encontrando pedras ou dobras difíceis pelo caminho, que nos dificultem essa conquista. Para termos um resultado final o mais importante é não desistir pelo meio e acreditar que somos capazes.
    Beijinhos dobrados a todos

    ResponderEliminar
  11. Só te posso desejar muitas felecidades e muitas conquistas no teu futuro.

    ResponderEliminar
  12. muita da fixe...gostei muito... tens que me explicar...=)=)=)=) um beijinho grande vera

    ResponderEliminar
  13. Esta Rosa está linda e maravilhosa!
    Muito bom gosto na escolha do tecido e na simbologia das cores.
    Obrigada por proporcionares trabalhos tão belos.

    ResponderEliminar
  14. Estou "vagueando" por aqui, e achei esta rosa linda!!!! Gostei muito do site do "DOBRAS DURAS".
    Zacarias

    ResponderEliminar
  15. Está linda e maravilhosa esta rosa!
    Estás de parabéns pelo teu progresso e persistência!
    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Olá!

    Gostei do teu blog, da forma como apresentas, e deste texto dedicado à flor - ROSA -. E reparei que este origami foi feito em tecido! Não deve ser fácil, não!

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Uma amiga deu-me a conhecer o teu blog e apreciei muito a forma como escreves! Consegues transmitir às pessoas que passam por aqui muita força, energia, confiança e nunca desistirem dos seus projectos de vida... mesmo que encontremos uma dobra difícil.... devemos persistir em conseguir interpretá-la melhor e continar em frente.
    Felecidades para a tua vida!

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito de ler este texto! E a rosa feita em tecido está lindíssima. Foi uma amiga que me deu o teu endereço. Virei mais vezes espreitar os teus trabalhos!

    ResponderEliminar
  19. Está líndissima esta Rosa! Gostei muito do texto. Que mais posso dizer, depois de ter lido todos os outros comentários, em que eu assino por baixo também...... simplesmente admiro os teus origamis, os teus textos, pareces uma pessoa bem formada espiritualmente, ou seja, que estás bem contigo própria. Ontem andei a vaguear pelo teu blog.... e hoje estou aqui novamente e não vou conseguir ver tudo que já publicaste.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos