Dia dos Namorados


Dia 12 de Junho, no Brasil, comemora-se o Dia dos Namorados, fui procurar nos meus arquivos pois lembrei-me de um Atelier que eu e a minha colega e amiga Manuela Martins fizemos em 2005 na Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa. Deixo aqui a foto para ilustrar a mesa que resolvemos decorar para esse dia.
Os diagramas destas peças não tenho de momento...sei que na época tirámos de um livro...tenho de pesquisar.Penso que muitos de vós conhecem os modelos.

Comentários

  1. Olá Albertina!

    Bons velhos tempos que passámos juntas a planear as várias temáticas para serem trabalhadas nos dias comemorativos. Esta, nos deu bastante prazer fazer, para deixar o romance no ar......como foi dito por Yumi Arteira!

    Obrigada por teres registado esta foto.

    PARABÉNS E MUITAS FELECIDADES PARA TI.

    ResponderEliminar
  2. Oi Amiga!

    Que bela ideia para se trabalhar o dia dos namorados!

    ResponderEliminar
  3. Acho o teu blog muito bacana. Todos os dias venho espreitar para saber o que tens de novo. E com esta ideia para o dia dos namorados....é uma maravilha para fazer uma actividade com os meus alunos. Gostei muito do beijo!

    Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Quem me deu o seu blogue foi a Manuela, e eu perco-me no tempo quando tenho um tempinho para apreciar os seus trabalhos e textos informativos sobre a importância do Origami na educação. O seu blogue é uma fonte de inspiração para eu desenvolver várias actividades no horário das aulas de substituição com as crianças. Escolho sempre figuras de origami, que, sejam lúdicas mas ao mesmo tempo, chamando atenção para conceitos básicos de geometria. E as crianças estão adorando..... que até a Profª. de Matemática já conversou comigo, para saber o que está acontecer.....

    Obrigada,

    Inês

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    É a 1ª vez que visito o seu blogue, e estou encantada com tudo o que vi. Estive a ver desde o início, com data de 24 de Março de 2008. Mas o que me chamou mais a minha atenção, foi o filme de animação que fez, e que está registado no dia 29 de Março de 2008: O Filme de Animação "O Corvo e a Raposa". Deve ter dado muito trabalho para fazer aquele bonito filme, com peças de origami e trabalhando as figuras, quase à escala/proporção umas com as outras. Mas gostei de tudo do que vi. Sente-se que tem muita paixão e dedicação por aquilo que faz.

    A partir de agora serei uma "espectadora" assídua do seu blogue.Gostei muito desta ideia para o dia dos namorados e em particular pelo anel com a forma de coração para colocar o guardanapo. Mas em Portugal, o dia dos namorados é comemorado, no dia 14 de Fevereiro.

    Marta

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Cada dia que visito o seu blogue, vc me surpreende mais, com os belos trabalhos que faz, assim como ideias para serem colocadas em prática na nossa profissão de professores e educadores.

    Adorei esta ideia para o dia dos namorados. O vaso com as flores está muito lindo! Adorei!

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Adorei o seu blogue, mas esta sugestão para o dia dos namorados..... me encantou! Gostei da base dos copos, que é feita de corações. Bem legal, para decorar uma mesa a dois..... muito romântica.... gostava de saber o nome do livro e do seu autor, para comprar. É capaz de ter outros origamis legais para esta ocasião.

    Bjos,

    Mariza

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito desta sugestão para o dia dos namorados!
    Adorei as suas sugestões! Gostava de saber o nome do livro, que vc tirou estes origamis!

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de visitar o seu blog, porque dá a conhecer o seu trabalho na área da educação e terapia.

    Gostei muito desta ideia para o dia dos namorados. Posso saber o nome do livro?

    Márcio

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito desta ideia, para decorar uma mesa para uma ocasião especial..... não é necessário que seja, para o dia dos namorados! Basta que haja vontade para surpreender a nossa cara-metade!
    Beijos
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Olá Albertina!

    Ao ler estas mensagens e pela curiosidade que despertou algumas figuras que estão expostas, tomei a liberdade de informar que os diagramas do Beijo, anel com a forma do coração para colocar o guardanapo, a base de corações para colocar o copo, estão no livro do autor RICK BEECH com o título "origami - the complete guide to the art of paperfolding". Um bom livro para adquirir e fazer um bom uso dele.

    Bjos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  12. Olá Albertina!

    Notei também que gostaram de outras peças que estão na foto da exposição: O marcador de lugar, o vaso e as respectivas flores, foram extraídas do livro do autor PAUL JACKSON, com o título "Decorative Origami". Um bom livro também deste autor.

    Manuela

    ResponderEliminar
  13. Olá Albertina!

    Quero aproveitar para informar a todos que apreciam o teu trabalho, que existe um coração para decorar os copos (em Origami, claro)no livro de VICENTE PALACIOS com o título "Papiroflexia Selecta", na página nº 41 da autora Sandra Afonkina. Este livro do Vicente Palacios, reune vários trabalhos de diversos criadores. Os livros do Vicente Palacios são muito bons.

    Manuela

    ResponderEliminar
  14. Para todos aqueles que apreciam temas do coração, existe um outro livro que é uma relíquia: O autor do livro é Francis Ow e o título dessa obra é: "Hearts".
    Nunca é demais divulgar a obra dos seus criadores, que nos proporcionam lindos trabalhos para nós, e sem esse trabalho que foi editado, nós hoje não estaríamos aqui a promover a Arte do Origami.
    A melhor forma de estarmos gratos por isto, é adquirir os livros e divulgar a sua obra.

    Bjos,

    Manuela

    ResponderEliminar
  15. Olá Manuela!

    Obrigada pelas suas dicas, pela informação dos livros onde posso encontrar os diagramas.
    Estava ansiosa por saber.

    Bjos para as duas,

    Mariza

    ResponderEliminar
  16. Olá Manuela!

    Obrigada pelas suas dicas, pela informação dos livros onde posso encontrar os diagramas.
    Estava ansiosa por saber.

    Bjos para as duas,

    Mariza

    ResponderEliminar
  17. Olá Albertina!

    Mais uma vez passei pelo teu blog e li alguns comentários sobre o dia dos namorados.
    Tomei a liberdade de informar a todos, que existem alguns diagramas sobre este tema no meu blog. Cliquem no mês de Fevereiro, nos modelos que não existem diagramas,é só pedir para o meu email que eu envio.

    Meu blog.

    http://rosa-bonecaorigami-rosa.blogspot.com

    Bjka

    Rosa

    ResponderEliminar
  18. Fiz uma pesquisa na net, para encomendar os 4 livros indicados pela manuela. Concordo com o comentário da manuela, para comprar os livros. No site da amazon tem um alista enorme de livros de Origami.
    Gosto muito do blog do Norberto, tem muita informação útil, e ele também indica muitos livros. è uma boa ideia, mencionar o nome dos livros.

    Mariza

    ResponderEliminar
  19. Adorei ver os seus trabalhos e as suas ideias expostas. O seu blog tem muita informação para professores e educadores, trabalharem a várias temáticas com os seus alunos. Ao longo do seu blog, vc fala sobre as Origens do origami, os seus benefícios e objectivos, e a sua importância na área da educação.
    Sou professor do ensino fundamental e venho aqui procurar inspiração para trabalhar com os meus alunos.

    Continue a proporcionar-nos trabalhos lúdicos e pedagógicos com a ajuda do Origami.

    Adorei!

    ResponderEliminar
  20. Lindos trabalhos e muito bom gosto. Está uma mesa muito linda.

    E como correu o dia dos namorados?

    ResponderEliminar
  21. Olá Albertina!

    Fiquei muito curiosa com o seu blog, e estive a ler os comentários, e o da Marta, chamou a minha atenção para o Filme de Animação: O CORVO E A RAPOSA. Está muito bem feito. Estive a ver 5 vezes. E se a Marta, não chamasse a atenção para esse filme, eu não teria ido atrás para ver os seus trabalhos.
    Parabéns e continue a proporcionar-nos trabalhos lindos.

    ResponderEliminar
  22. Cá estou novamente! Ao ler estes comentários, despertou a minha atenção o filme de animação. E não resisiti e fui procurar.
    Está muito lindo!
    Eu estou a fazer um Doutoramento em Portugal, e já estou regressando para o meu país.
    Mas virei sempre visitar o seu blog!
    Parabéns! Very Good!

    ResponderEliminar
  23. Gosto muito do seu blog. Está muito fixe! Com muita informação educativa.
    Está muito bonita e decorada a mesa para o dia dos namorados. Os origamis escolhidos são muito bonitos, não conhecia alguns.

    ResponderEliminar
  24. Olá!
    Eu conheço esta decoração! Mas há muito tempo que não vou aos Encontros de Origami, no Largo do Calvário. Agora trabalho aos sábados.... e já não posso ir. Mas tenho falado com a Manuela. Ela já me informou que os Encontros são noutro sítio...no Espaço Ágora.
    Muitas felecidades para ti.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos