Origami - Palavras do Mestre

Nota do Tradutor:
Mestre Yoshizawa escreve numa forma erudita, mais poética do japonês, que não é de uso comum nos dias de hoje, tornando assim a tradução difícil.
Traduzido por KONDO Kanako do japonês para o inglês.
Traduzido por Tong Cheong Ming do Inglês para o português
Fonte: www.origami.vancouver.bc.ca

"Eu tenho feito esforços para elevar o estatus do Origami como uma arte criativa. E está se espalhando não só no Japão mas no mundo inteiro. Você pode dobrar um simples papel quadrado em qualquer forma que quiser.
Eu desejei dobrar as leis da natureza, a dignidade da vida, e a expressão de afeto em meu trabalho. E eu tenho acumulado experiência diSpondo muito tempo pesquisando minhas criações e melhorando minhas habilidades.
Soa engraçado comparando isto agora, mas até mesmo o bicho mais minúsculo tem sua própria história como uma criatura viva, e eu os tenho dobrado centenas de milhares por tentativa e erro e observações.
A evolução do ciclo da vida da natureza levou cem milhões de anos, e então, dobrar uma cigarra assim com um único pedaço de papel é afinal de contas, só uma coisa trivial. Mas isto estabeleceu o modo para dobrar criaturas vivas, resultando em um método para ajudar a dobrar outros animais e plantas.
As pessoas que vêem meus trabalhos dizem que eles são charmosos e naturais (até mesmo quando não são criaturas vivas). Dobrar seres vivos é difícil, porque vida é uma forma ou aparência captada num momento de um período de vida, e nós precisamos sentir a vida natural inteira para dobrar um momento de vida.
A herança cultural e sensibilidade que foram passadas dos tempos antigos em meu espírito, saíram como origami criativo. Eles são únicos, mas não indiferentes e estão sempre com você em tudo.
Eu desejo que nós pudéssemos ter um grande tema e não somente enfoque em fatos científicos. Tenho sempre tentado criar trabalhos elegantes com estruturas de vincos sofisticadas e técnicas. Meus trabalhos de origami têm estruturas de vincos livres e fluidas (i.e. muito critério de julgamento nas dobras), assim origamistas podem mostrar as suas individualidades.
Excelente música precisa de grandes músicos. Eu sempre quero estar com bons origamistas que apreciam meu trabalho e que tenham sucesso ao fazê-los. Agora nós temos mais oportunidades para comunicar com pessoas de países diferentes. É bom simplesmente desfrutar do conhecimento um do outro, mas desejo do fundo do meu coração que eles promovessem o origami como uma arte que reconhece seu alto espírito e substancial significado".

Comentários

  1. ...ébom simlesmente desfrutar do conhecimento um do outro...e não é preciso dizer mais nada. Um beijinho Didita (lindas menssagens aqui neste teu espaço9.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por poner meo link en sáo blog. estoy fascinado, um abraço

    Javier Mirada!!!!
    Venezuela.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Prison Break (série de TV onde se utiliza o origami com bastante significado)

7º Encontro - Amigos do Origami - Florianópolis - fotos